Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2005

“Abaixo o Reitor, abaixo as propinas, abaixo Bolonha, abaixo o Governo, o actual e qualquer um que venha a surgir no futuro…”

A comunicação social tem relatado que, hoje, iria decorrer uma manifestação dos estudantes de Coimbra na Reitoria pedindo a demissão do Senhor Reitor.
Como o meu gabinete goza da particularidade de dar para a Porta Férrea, estava atento às movimentações e à algazarra que é habitual nestas andanças. Às 16:10 minutos comecei a ouvir o barulho e debruço-me de uma das janelas a ver o que se passa. Algumas dezenas de turistas, com as suas máquinas e câmaras, ficaram surpresos com as faixas e gritos de ordem dos manifestantes. Deve ter sido um bónus extra ver aquele espectáculo. De futuro, nos seus locais deverão explicar como é uma manifestação de estudantes em Coimbra a pedir a demissão do reitor. Não deve abundar por esse mundo académico fora manifestações a pedir o abandono do dirigente máximo do seu cargo. Faixas e palavras de ordem contra as propinas, contra a actual acção social, contra Bolonha, contra o Reitor, contra o actual governo (não sei se contra o próximo também!) eram os alvos da dita cuja. Lá foram pela Couraça de Lisboa, dirigindo-se ao Governo Civil, a protestar, a protestar, a protestar, com as câmaras de televisão e fotógrafos jornalistas atentos à procissão dos devotos académicos. Ah! Esquecia-me de dizer que foi muito breve a manifestação. Pudera. Não sei se atingia uma centena de manifestantes e isto numa Universidade com 25.000 estudantes…

Sem comentários: