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terça-feira, 26 de julho de 2005

O Hinduísmo


Brahama

“…No começo, este mundo deve ter sido o Ser puro, único e sem segundo…”
Aruni, sábio filósofo, 2600 anos a. C.


O Hinduísmo é uma das três grandes religiões do mundo, seguida por quase mil milhões de pessoas.
Nasceu do choque da invasão ariana sobre os povos hindus e os seus princípios começaram a ser escritos, há cerca de 2600 anos,, quando a Europa ignorava ainda a escrita.
É uma religião com contornos muito específicos: não tem papa, isto é, não tem uma autoridade religiosa, mas tem uma ortodoxia, não tem dogmas, mas tem uma moral, não procura a expansão, mas mantém um fervor desaparecido noutras religiões.
As imagens dos seus deuses estão em todo o lado, nas lojas, nas casas, nos transportes públicos e não é por proselitismo: ninguém é hindu, senão por nascimento ou por adesão espontânea.
Terá sido na Índia que nasceu a filosofia, há 26 séculos.
A ideia de Deus esteve aí, desde logo, presente.
Muita controvérsia deve ter havido, a avaliar pela profundidade do que o sábio e filósofo Aruni, na altura, escreveu:
“No início, este mundo não era senão Ser, sem dualidade.
Alguns, é certo, afirmam que, no começo, este mundo não era senão não-Ser, sem dualidade, não era senão o Ser saído do Não-Ser.
Mas como é que isso seria possível? Como é que o Ser poderia sair do não-Ser?
No começo, este mundo deve ter sido o Ser puro, único e sem segundo…”
No entanto, séculos mais tarde, este Ser puro e único e sem segundocomo que se desdobra numa Trindade dos deuses hindus: Brahama, o Criador, Vishnu, o Protector e Shiva, o Destruidor do mal.
No Hinduísmo, como no Cristianismo, também há uma Trindade.
A história das religiões mostra-nos, aliás, como todas elas têm troncos de mistério comuns, vindos dos primórdios da humanidade, já que o homem é o mesmo, com interpretações várias consoante os tempos e os lugares.
Interessante a nota de que, no hinduísmo, a ideia de Deus não é expressa por um substantivo, mas por um adjectivo, de modo a realçar-lhe as qualidades.

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