Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2005

A descoberta...

... de Vital Moreira no Super Mário.
O constitucionalista descobriu que "não existe nenhum meio constitucional de controlar ou limitar os actos do Presidente, caso ele extravase dos seus poderes".
Ainda, segundo Vital Moreira, este problema só existe com Cavaco Silva: "O problema consiste em saber como é que ele, caso fosse eleito, iria usar (ou abusar) dos poderes constitucionais ou mesmo actuar à margem da Constituição".
Estou pasmado.
Após 30 anos de democracia, 6 eleições presidenciais e várias revisões constitucionais, Vital Moreira acaba de descobrir um grave problema.
Naturalmente que os outros candidatos nunca poderiam abusar dos poderes constitucionais do Presidente.
Só Cavaco Silva é que pode cometer semelhante pecado.
Há descobertas que só podiam ser inventadas...

4 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Efectivamente, tendo em conta o passado do candidato, o receio não é infundado...

Suzana Toscano disse...

Assim se confia nas escolhas democráticas...

Adriano Volframista disse...

Não vale a pena continuar a "bater" no ceguinho. 30 anos após o 25/4 ainda não se modificou o discurso político e tenta-se agitar um espantalho que nem sequer é fantasma.
A evidência devia ser suficiente para ser auto explicativo:
um ex presidente da republica não pode ter apenas 16/18% das intenções de voto. Se o tem é melhor pensar duas vezes; não é um desconhecido nem sequer é um embuçado, ergo, ....
Relativamente à questão do uso ( e abuso), dos poderes presidenciais apenas um dos candidatos pode exemplificar como é possível usar no limite os poderes constitucionalmente consagrados para derrubar um governo e uma maioria....será que se esqueçeram desse, pequeno ???!!!! detalhe da história?
Aliás, em segredo MS deve ter recordado ( à direcção do PS) que com ele sabiam ao que vinham e com o que podiam contar.
VMoreira é apenas o moleque de serviço, os fretes fazem-se e permitem saldar as dívidas.

Cumprimentos
Adriano Volframista

Arrebenta disse...

Metadiálogos de Boliqueime (XI)

-- Ó, avó, por que é que o avô não é um político profissional?...

-- Meu amor, a avó explica: o avô não é um político profissional, porque um político profissional é uma pessoa sem princípios, que só vai para a Política para se encher à custa dos dinheiros do Estado, para dar golpes que só favorecem os amigos, para traficar influências, para vender o que não é dele, para se meter no tráfico da Droga, das Armas e dos Escravos, para comprar a Justiça, para fazer obras de fachada, para criar empresas fantasma, para fazer fraudes com I.V.A., facturas e despesas, para não pagar impostos, para comprar diplomas e ser tratado por "senhor doutor", para comprar grandes casas e carros, ou utilizar os automóveis, e os helicópteros e os aviões do Estado como se fossem dele, e, pior do que isso tudo, para tentar ficar no Poder para sempre!...

-- E o avô?...

-- Querido, o avô não enriqueceu na política, estes móveis que tu vês aqui foram todos comprados com um salário miserável na Universitólica Caquética, e com umas bainhas que a avó ia levantando todos os dias, por fora, de umas calças e saias... Isso é uma coisa que tu podes dizer a todos os teus amigos, lá no colégio: o avô nunca roubou nada a ninguém!...

-- Ó, vó, e o avô tem amigos que são políticos profissionais?...

-- Claro, querido, o teu vovô tem muitos amigos que são políticos profissionais, que tu até conheces, porque têm vindo muito cá a casa nos últimos meses.

-- E eles são mesmo amigos do avô?

-- Claro que sim, e o avô também é muito amigo deles, e é por causa de serem todos muito amigos que eles vêm cá todos os dias apoiar o avô para ser Presidente da República, e eles poderem voltar à política profissional, com a protecção do avô, como acontecia quando tu ainda não eras nascido.

(Cai o pano - Copyright das bainhas "Mary, modesty and modisty, S.A., Boliqueime-upon-Avon, U.K.")