Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de maio de 2006

Por Terras do Congresso do PSD- I

O Miguel Frasquilho inaugurou as crónicas de viagem no 4R, com o brilhante relato da sua ida aos Estados Unidos.
Não podendo competir com o Miguel, lembrei-me, apesar de tudo, de fazer o relato da minha deslocação de Lisboa à Póvoa do Varzim, para o Congresso do PSD.
Gostaria de dizer, em primeiro lugar, que tenho estado presente em vários Congressos deste partido. As diversas Direcções, provavelmente para fortalecerem o meu perfil de independente social-democrata, nome técnico de que se socorriam para definir a minha condição de militante não encartado da causa, sistematicamente me enviavam um convite para os ditos.
Era óptimo. Convidado é a melhor condição para ir a Congressos. Deambula-se, conversa-se, aprazam-se uns bons almoços e jantares e passa-se com facilidade à mastigação, ouve-se e vê-se o que se quer. Não temos que votar, não temos que discursar, não temos mesmo qualquer obrigação, a não ser responder, no fim, à pergunta ritual de saber se tínhamos gostado. Pois eu, que só ouvia e via o que queria, claro que gostava sempre, enaltecia sempre o acontecimento, e prontificava-me sempre para ir ao próximo.
Era de facto ocasião para assistir a grandes espectáculos, dramáticos uns, como a saída de palco de Luís Filipe Meneses, após ter vexado injustamente muitos Companheiros com esse delirante epíteto de “sulistas, elitistas e liberais”, cómicos outros, como essas teatralizadas entradas em palco de PSL, e trágicos outros, como aquele em que o mesmo PSL quase obrigava o Congresso a não ter fim, por força de formalismos estatutários só ao alcance de mentes muito superiores à minha. E isto só para falar em episódios mais recentes.
Mas desta vez, na Póvoa do Varzim, já não foi assim!...
A verdade é que, considerando ser meu dever patriótico ajudar o Partido, bastante combalido após o vendaval PSL de 2004, tornei-me militante encartado, istoé, com cartão, em Maio do ano passado.
E tendo, agora, anuído ao honroso convite para fazer parte de uma das listas de candidatos da minha Secção, aceitei, na condição de último suplente.
Devido a um problema, julgo que técnico, acabei por ser votado na honrosa qualidade de 1º Suplente e, devido a outros imponderáveis, acabei por ser promovido a Delegado efectivo da Secção.
Confesso que caprichei em cumprir abnegadamente o meu dever. Entre outras, posso indicar, como testemunha isenta e independente, o também Autor deste Blog, Miguel Frasquilho.
No decorrer dessas horas de incessante oratória, e dado que o meu estatuto de iniciado não me permitia entrar nos bastidores da grande política dos Congressos, que é a “negociação” dos nomes das listas dos Órgãos do Partido, fui reflectindo nalguns pontos que achei interessante dar a conhecer no Blog.
O primeiro tem a ver com o Perfil dos oradores e com a Estrutura dos discursos.
O tema é pesado e não pode ser analisado com ligeireza, pelo que fica para o próximo capítulo.

6 comentários:

João Melo disse...

Já é militante do PSd,caro pinho cardão?muito bem!é de homens assim que o nosso partido precisa!

Massano Cardoso disse...

Não lhe telefonei para saber como tinha corrido, porque já esperava que o meu amigo iria, com o seu natural brilhantismo, contar como se passaram as "coisas".
A introdução está magnifica. Venham agora os capítulos seguintes...

Anónimo disse...

Cuidado, Pinho Cardão, muito cuidado. Com tanta desistência ainda acaba por levar o partido às costas, agora que já paga quotas ;)

João Melo disse...

caro Dr PC, se algum dia o psd precisar de um novo lider ,proponho-o ao meu caro amigo!

Tonibler disse...

Caro Pinho Cardão,

Não lhe explicaram que o primeiro suplente é também o último e que os efectivos só o eram na condição de não irem? Pois, como diz o camarada JMFA, agora que paga quotas, explicaram-lhe que era candidato a presidente, como último suplente, no próximo congresso?... :)

PS: Espero que sim...

Tonibler disse...

Oh camarada Pinho Cardão, e no outro?