Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Finalmente de regresso...e a dar vivas à "transparência" do governo!

Tive saudades desta 4R, sim senhora: mentia se o não dissesse!
Privada destes textos e seus comentários, o País flui sensaborão.
Não bastavam já os maus ( para não dizer péssimos ) dois meses que fui forçada a passar, porque a "idade não perdoa"...e as hérnias discais tambem não...e as vértebras dá-lhes para se descaracterizarem morfologicamente e agarrarem-se com unhas e dentes ao nervo ciático...e a pessoa sofre...e só lá vai à faca...e depois ...tudo correu bem, mas estar sentada é proibitivo, ainda é com algum esforço...mas vou tentar: "tenho que ir à Quarta República e é já"!!!
Não bastava ser Verão que, como diz Pacheco Pereira "é epoca excelente para fazer política sem escrutínio"...
Não bastava andar a ler os jornais pela rama e sem pachorra...enfim, não bastava tanta coisa e eu sem poder ler este excelente blog?
E sem poder dar vivas à "transparência" deste Governo... então não é que a Comissão Técnica do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado ( PRACE ) , sim o célebre, já apresentou o seu relatório final ao Governo e o Ministério das Finanças recusa-se a divulgá-lo? E mais, o porta voz das Finanças diz que o relatório " constitui apenas e tão só um suporte para a decisão que o Governo tomará nesta matéria"...
Mas um relatório destes é segredo ou já se anda a recuar?
O Ministério da Saúde já tinha anunciado que a nova Lei orgânica a sair já em Setembro previa a redução de dirigentes em 31%, de 85 para 54 e nesta redução 23 elementos saiam das sub-
regiões...mas parece que o fim das sub-regiões já foi adiado para 2007!
Não percebo nada, foi da anestesia!!!
Viva a opacidade, abaixo a transparência!

7 comentários:

Massano Cardoso disse...

Bem-vinda cara amiga e, pelos vistos, bem recuperada das maleitas! Folgo em saber que tudo correu bem. Quanto à “fisioterapia” parece que está a dar resultados. Basta analisar o seu comentário. Relatórios, relatórios! O melhor é não fazer nada disso, nem estudos! Podem ser muito incómodos! Basta afiançar que tudo vai bem, caso contrário…
Redução de dirigentes? Reduzem, reduzem e depois não se queixem… Nada pior do que um dirigente ou chefe “saneado”. São os mais indicados para colocarem areia na engrenagem. Dirigente “saneado” ou dispensado é um dirigente despeitado. E das pessoas despeitadas é de esperar tudo…

Virus disse...

Esse relatório, pelo qual alguns devem ter cobrado uns valentes milhões de Euros que todos nós pagámos, é mais um daqueles que diz aquilo que todos já sabem mas ninguém quer dizer... daí o incómodo!

Faz-me lembrar aqui à uns anos numa empresa para a qual a minha esposa tinha acabado de começar a trabalhar e umas semanas mais tarde vieram uns senhores de uma empresa de consultoria (indicados pela mulher do patrão, pois claro) fazer uma auditoria e um relatório sobre a empresa (que estava a passar uma fase de alguma crise interna).

Comecei por lhe perguntar (à minha bela esposa-ela está a ler isto, logo tenho de ser simpático e honesto)

1º- o que é que eles lá foram fazer e sobre o que era! A resposta foi "é sobre a empresa, e funções das pessoas e operações!".
2º- A segunda pergunta foi quantos trabalhadores tinha a empresa, ao qual ela respondeu "uns 30!".
3º- Terceira pergunta foi de quantos elementos era composta a administração e a direcção. A sua resposta foi "De 8 pessoas!".
4º- Quarta pergunta foi se existia um manual de procedimentos e descrição de funções. Resposta "Não!".
5º- Pergunta fatal de qual o salário médio e que "fringe benefits" tinha cada director (ou equiparado). Resposta "aproximadamente de 3.500 a 4.000 EUR, carro até 45.000 EUR, combustível à descrição, telemóvel, cartão de crédito da empresa para despesas!"
6º- Última pergunta de qual era o salário médio do resto do pessoal. Resposta "cerca de 800 EUR".
Conclusão rápida retirada enquanto passeávamos o cãozito: Com uma empresa que tem uma média de 1 director por cada 3,5 empregados e sem manual de procedimentos e descrição de funções o resultado da auditoria vai-se resumir a informar que a camada hierarquica superior é demasiado grande e representa demasiados custos para a dimensão que a empresa tem, com a agravante de que todos mandam e querem mandar em todos e ninguém se entende (excepto o patrão, é claro)!

O resultado da auditoria, que custou uns largos milhares de EUR e foi apresentado seis meses mais tarde foi exactamente o mesmo que eu tinha previsto inicialmente, mais uns pózinhos!

Agora perguntam-me o que foi feito? Nada... mandaram-se uns directores embora e contrataram-se outros com o nome de Brand Managers e etc. e tal, que na prática tinham a categoria de Director.

Isto faz lembrar alguma coisa?

João Melo disse...

bem aparecida seja drª clara carneiro . e desejo-lhe um rápido reestabelecimento!

Tavares Moreira disse...

Bem vinda, Querida Amiga, não sabia dos seus padecimentos, se soubesse teria procurado informar-me como é evidente.
Apercebo-me, pelo vigor do estilo, que a intervenção foi muito bem sucedida, permitindo tê-la de volta a este oráculo do século XXI.
Regozijo-me com a notícia e daqui vai um fraterno abraço.

Anónimo disse...

Seja bem regressada, Dr.a Clara Carneiro. Escusado será dizer que já todos sentíamos a falta da sua sempre animada e estimulante presença.
A energia posta na nota é sinal que os problemas que a apoquentaram, se não pertencem por inteiro ao passado, estarão em vias de pertencer. Ainda bem que assim é.

Tonibler disse...

Assino por baixo os comentários anteriores.

Anthrax disse...

Ora seja muito bem aparecida dra. CC!

Não desfazendo nos fieis autores resistentes do 4R, também eu já sentia falta de um certo toque feminino.

Fique boa depressa! :-))