Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de setembro de 2006

Para lá do discurso da paz, a amarga realidade


Segundo um estudo recentemente divulgado a despesa militar a nível planetário ascende a 834 mil milhões de euros. Habituados a lidar com outras escalas no nosso pequeno canto, não é fácil apreender a real dimensão deste valor. Mas tem-se a intuitiva noção de que se trata de uma cifra extraordinária mesmo considerando que se refere à globalidade das nações.
O referido estudo revela ainda que a indústria mundial de armamento viu os seus lucros subirem 70% em apenas 4 anos (2000-2004).
Dirão alguns que é o preço a pagar pela paz que não se faz sem armas. Outros dirão que é o custo da guerra necessária.
Eu interrogo-me quanto ódio, miséria, fome poderiam ser evitados se uma parte daquela astronómica quantia fosse investida noutros combates, nos combate à verdadeira causa da guerra que é a derrota do humanismo como doutrina, de que as faces mais expostas são o desprezo pelos mais elementares direitos humanos e o subdesenvolvimento.
Interrogação que não significa ingenuidade. Estou consciente de todos os interesses que orbitam em redor dos pequenos e grandes conflitos e que alimentam esta e muitas outras indústrias. O que não me impede a utopia de pensar que não tem de ser assim o mundo que legaremos aos nossos filhos.

5 comentários:

Tonibler disse...

Uma das conclusões do estudo é que essa quantia é a quantia que era gasta na altura da Guerra Fria. Este é, para mim, o grande factor de reflecção. O que aconteceu no mundo, desde a queda do muro de Berlim, que justifique isto? E a grande questão: Quem beneficiou com o 11 de Setembro? Quem beneficia com as tensões com o mundo islâmico?

Anónimo disse...

Boas questões para reflexão, meu caro Tonibler.

Tonibler disse...

Isso para quem tem que reflectir. Mas como eu insito em reflectir no espelho, são motivos de reflecção e não de reflexão...Que grande calinada ;)

Arrebenta disse...

Alguém aqui sabe os valores exactos das cifras de quem vive do Tráfico de Armas Português?...

RioDoiro disse...

Eu suponho que o total gasto com software anti-virus (ou será o total dos prejuizos provocados pelos virus) é supoerior ao do armamento.

Alguém confirma?

...