Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de outubro de 2006

2000!

"Um luxuoso e caro adorno" do Pinho Cardão foi o escrito 2000 deste blog. Luxuoso, de resto, como é seu timbre. E um bom adorno para assinalar o final desta etapa.
Quando começámos a 4R estava eu longe de pensar ser possível que este grupo conseguisse manter a dinâmica de escrever, com uma regularidade diária, pequenos textos de opinião, análise, crítica, mas também de louvor e elogio, e muitas vezes de singelo desabafo.
Não imaginava que as muitas provocações aqui lançadas como produto do nosso comum inconformismo pudessem vir a ter como resultado os interessantes e elevados debates aqui travados.
Creio poder dizer em nome de todos os republicanos da quarta, que esta continuidade em muito se deve à companhia e o estímulo intelectual em especial dos nossos comentadores, cujos contributos para a reflexão sobre os temas aqui deixados neste espaço aberto, multiplica por muito o valor que algumas destas 2000 notas possam ter.

13 comentários:

sandra costa disse...

Do lado de cá, agradecem-se as 2000 notas, deseja-se que outras tantas venham daí e deixa-se uma prenda:

a serra é o mundo dos caminhos
as sombras que te obrigas a trilhar
com os olhos presos às pedras
esse silêncio que não existe mas que
estremece quando te debruças sobre
o negrume das estrelas
e (onde) reconheces a solidão

a serra é a urze rasteira que floresce
o que procuras e não tem tamanho



______
P.s. - só lamento o Dr. David Justino não estar disponível para comentar o momento actual da educação no nosso país. Não se pode ter tudo, certo?

Massano Cardoso disse...

Conseguimos chegar ao 2.000 sem ameaças de "bugs"! Nada mau.
Um abraço para todos, sobretudo para os que têm paciência para nos ler...

Massano Cardoso disse...

Já me esquecia! A nota "2001" do Ferreira de Almeida pode ser o início de uma odisseia, e quem sabe se não iremos reencontrar o David Justino e a Suzana “rejuvenescidos” e cheios de energia…

Anónimo disse...

Obrigado Sandra pelo poema, uma bela prenda para celebrar, afinal, o uso da palavra que por aqui vai acontecendo.

Suzana Toscano disse...

Bem, meus caros amigos e excelentes bloguistas,este universo republicano é realmente um acontecimento! Aqui venho prestar as minhas homenagens aos que vão mantendo esta nau, apesar dos balanços que algumas entradas e ausências podiam causar.Mas não, lá vai firme no seu rumo, bem calibrada, que o 4r é agregador e cai cá entra cá fica!De uma forma ou de outra,aderentes,participantes e fiéis leitores, os 2000 são um património comum que muito nos orgulha. Parabéns a todos, o Pinho Cardão leva a taça do grande número, é muito merecida, pois claro. Aos veteranos Massano Cardoso e Ferreira d'Almeida, sem taça mas com todos os louros também, e à Clara, Miguel e Tavares Moreira,brilhantes "renovadores" um prolongado aplauso pelos excelentes momentos que aqui vivemos e continuamos a viver.

crack disse...

Parabéns aos republicanos por estes 2000 apontamentos de elevada qualidade, sensibilidade e bom gosto, que têm feito as delícias dos vossos viciados leitores. Pela minha parte, agradeço-vos esta partilha, com a qual aprendo todos os dias. Que venham mais outros 2000, e outros, e outros...

Tonibler disse...

Vou roubar a expressão do "prolongado aplauso" que a Suzana usou. Em comemoração dos primeiros 2000 do 4R, vou usar o estilo 4R em que as coisas não são simplesmente aplaudidas, levam "um prolongado aplauso"!

Frederico Lucas disse...

Votos sinceros de que esta voz não se apague, uma vez que tem representado em muitos casos o sesnso comum que "alguém" teve a coragem/disponibilidade para denunciar.

Enquanto leitor, muito obrigado.

António Viriato disse...

Caros Amigos da 4R,

PARABÉNS aos autores, pela iniciativa e pela produtividade demonstradas e também uma calorosa saudação aos demais frequentadores deste espaço, que ajudam a torná-lo ainda mais estimulante e interventivo.

Na verdade, sem comentários, o espírito bloguista fica diminuído,perde grande parte do seu objectivo, que é o de provocar o debate, incentivar a participação dos demais cidadãos na res publica, levá-los a interessar-se pelos mais variados temas da cidadania, dentro do respeito da opinião alheia, evidentemente, fazendo uso de linguagem cordata, mesmo quando se discorda dos interlocutores.

Venham, então, mais 2000 textos, extensos ou breves, não importa, desde que com o espírito de sempre : interventivos, oportunos e esclarecedores.

Bem hajam e continuem.

Um abraço.

João Melo disse...

que este blogue continue por muitos e muitos textos.é sempre um prazer vir aqui a este blogue, um dos meus favoritos e o primeiro para o qual espreito logo que abro o computador.abraços e beijinhos !

RuiVasco disse...

Como sempre, aí vem o desestabilizador, o mau da fita, que por acaso nem é o "Menino mau"!
1. Miguel F. e Tavares Moreira são "renovadores", cara Susana Toscano? Isso já acabou e nem se usa....
2. Pinho Cardão: A Susana Toscano e o D Justino estão de férias? Mesmo que sabáticas?...Tb não é preciso insultar. O que eles trabalham!!!!
3. Prof. Massano: que insinuação é essa relativa à Susana Toscano e D.Justino sobre, voltarem com energia e "rejuvenescidos"? Quer dizer que antes eram velhos e sem energia???? Mau...aqui há complot com o PCardão, com essa das férias!!!! Não é preciso exagerar!
Viva o 2000 e que para o 3000 estejamos cá todos! Vivos, mais audazes e mordazes! E VIVA A VIDA e o sentido positivo da dita!

Carlos Monteiro disse...

CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP!!!

:)

RuiVasco disse...

Pinho Cardão:
Está a insinuar que DJustino e SToscano voltarão mais "gaiteiros" ainda? E, porventura, de cabeça perdida?
O que vale é que isso será só daqui a....10 anos ( o que incomodará alguns, por saudade, claro)!!!
Boa estadia, excelentes reflexões e felizes "férias" para os dois?!
Já agora: na zona de Belém, não há distribuição cabo para uns breves comentarios na Net e no 4R? Solicitem instalação de parabólica... incluida no plano tecnológico! E não precisam de falar das "férias"! Falem do mar e do rio, dos jardins e das flores...tanta coisa bonita para se dizer!