Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Será - II ?

Agarrei no título do Dr. Pinho Cardão, não para falar de teatro ( mas se alguém quiser ir ver uma peça "levezinha" mas muito bem representada, não subsidiada, mas com muito público, recomendo "Miss Daisy" no teatro de St.Amaro de Oeiras com a Eunice Munhõz ) mas para falar de educação para a saúde.

Será? Será desta?
Parece que a actividade desenvolvida pelo grupo de trabalho liderado pelo Dr. Daniel Sampaio e que acompanhou projectos de cerca de 180 escolas poderá vir a dar frutos e a ter expressão.
Parece que a Educação para a Saúde não vai ser uma disciplina mas sim um projecto que inclui outros temas como violência em meio escolar, alimentação correcta, actividade física, infecções sexualmenta transmissíveis, consumo de "drogas" e... a sexualidade vai ser um dos temas obrigatórios desta área de projecto!
Será desta? É que, desde 2000, que a Lei portuguesa estabelece a obrigatoriedade de inclusão da educação sexual nas escolas... agora o governo já nos promete, para o próximo ano lectivo, que a maioria das 10.400 escolas, do pre-escolar ao secundário, incluam esta área de projecto.

Parece-me "grande nau", não sei se acredite!!!
Mas se for verdade, oxalá seja, estamos no bom caminho nesta matéria: imprimir estilos de vida saudável é como aprender a ler, é de pequenino; como alguém dizia, primeiro estranha-se, depois entranha-se!

Se for desta, estamos finalmente a começar a poupar dinheiro... sem grandes investimentos nem grandes cortes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara Drª Clara Carneiro:

A minha filha anda no 7º ano de escolaridade, nas aulas de formação Cívica, dadas pelo professor de uma das linguas estrangeiras, a matéria é... resolver exercícios da referida lingua estrangeira. Nas aulas de Estudo Acompanhado, os alunos fazem os trabalhos de casa, enquanto a professora passeia pela sala, "Não, não me perguntem essa matéria porque eu não sou professora de..., sou professora de..."

Assim, quando vier a Educação Sexual, cortar-se-á na carga horária da Matemática, ou do Português, para pôr um professor de Educação Visual a dar Educação Sexual (é o professor que tem o horário mais incompleto).

Andamos a enganar-nos uns aos outros. Por exemplo, Estudo Acompanhado, podia ser uma disciplina tão interessante. No primeiro e segundo ciclo, outra disciplina desperdiçada, e que será tão útil para o futuro, é Área Projecto. Ensinar as pessoas a desenhar projectos a planear, a controlar... estou a sonhar, ninguém faz isso.