Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Ramalho Eanes


Ramalho Eanes doutorou-se em Navarra. Fez bem. Não precisava de mostrar nada, já todos o conhecíamos. Mas o facto serviu para evidenciar que, para além dos méritos militares e políticos, das virtudes da coragem, da honestidade e da seriedade que pôs ao serviço do país, havia em Ramalho Eanes uma sólida estrutura mental e intelectual.
Muitos doutoraram-se, interpretando a história. Ramalho Eanes fez a história, como poucos. Foi homem de Estado e não político tacticista, como outros mais celebrados junto da opinião pública e que continuam a aparecer, forçando continuamente a sua intervenção nos media.
Ramalho Eanes tem sido submetido ao silêncio. Reapareceu, para dar apoio a Cavaco Silva e agora com a apresentação da tese.
Ainda não ouvi que qualquer televisão o convidasse para uma entrevista. Pois não. Os fait-divers são bem mais importantes. E aposto que serão outros, os habituais intérpretes e explicadores de tudo e de nada, que mais uma vez serão chamados a substituir o sujeito principal.

8 comentários:

Torquato da Luz disse...

Se me permite, meu caro Cardão, subscrevo este seu texto, com muito gosto.

Carlos Monteiro disse...

Eu também acho que o meu caro Pinho Cardão tem muita razão, mas esta era a notícia que eu, sendo editor, não daria. É que o homem é uma grande seca!...

Nuno Nasoni disse...

Subscrevo inteiramente o seu post. Homens íntegros é coisa que não abunda por aí.

Por isso, discordo inteiramente de cmonteiro. Pela minha parte, teria a maior curiosidade em assistir a uma entrevista de Eanes. O critério de cmonteiro, com o devido respeito, é o que favorece a criação de políticos como Santana Lopes, que têm muito pouco a dar ao país, mas são sempre um regalo para os média.

RuiVasco disse...

Caro Pinho Cardão:
Completamente de acordo. A este Homem faltava apenas para deixar de ser apenas o militar, o operacional, o ex-Presidente, esta prova que é, também, um homem de cultura, um intelectual interessado e capaz. Durante quase 10 anos Ramalho Eanes dedicou-se a este trabalho, já que se lhe sobejavam as capacidades mas, antes, escasseou-lhe o tempo.
E já agora, com base naquelas "bocas" que vou ouvindo, cá no meu bairro de Chelas, e me fazem informado em coisas de TV, dir-lhe-ei, que exceptuando uma intervenção, há meses, num programa da RTP, que ele próprio considerou excepção, Ramalho Eanes tem recusado todo e qualquer convite. A primeira razão talvez seja mesmo a de não ser do genero de gostar de se expôr com facilidade. A segunda, porque decidiu há bastante tempo que até terminar esta tarefa culminada na passada semana em Navarra, não haveria entrevistas. Convenhamos que desde a passada 4ªf ate hoje, não será ainda tempo para crítica tão "conclusiva". Acredito que não demorará a aparecer, por aí numa entrevista. Só depende dele, mas acho mais uma prova de inteligência esse resguardo a que se submete! (isto não soube em Chelas. Foi o porteiro do prédio onde ele trabalha!)

O CMonteiro não gosta de "secas"! É mais do estilo "inundações"! Seu felizardo, está no tempo delas! Por isso até tem barbatanas a mais lá por casa para emprestar ao Ferreira de Almeida.
Mas CMonteiro, nem a noticia dava se fosse editor? E o PCardão ainda anda a dizer mal dos actuais responsáveis das Tvs que temos!

Tonibler disse...

Como diz bem, o homem não tem nada a provar. Mesmo seca, como diz o camarada Monteiro, o homem quando fala toda a gente o ouve. Coisa que os outros ex-PRs ou mesmo o actual não se podem gabar.

Antonio Almeida Felizes disse...

Apesar das minhas muitas dúvidas sobre o seu desempenho político, especialmente no seu período pós presidencial - criação e morte do famigerado PRD -, no que concerne a esta sua faceta intelectual e académica só tenho mesmo que o felicitar.

O ... Regionalização

Adriano Volframista disse...

Caro Pinho Cardão

Pode ser que a história o venha a julgar melhor, do que os seus contemporâneos.
Não sei se o seu post não é um pouco mais benevolente, para com a pessoa, do que deveria ser.
Para já é um personagem que ninguêm se quer lembrar.
Cumprimentos
Adriano Volframista

Carlos Monteiro disse...

Caro Pinho Cardão,

Sim... Postas as coisas assim. O que acho é que é inocuo o acto de censurazinha...

Caro Tonibler,

Nâo concordo. Ninguém o ouve, ninguém nunca o ouviu, a maioria não sabe quem é, o que pensa, o que acha de, nada. Tal qual ele sempre foi.

Acho até graça aos elogios que se lhe tecem dado que ele é a antítese de como as funções presidenciais devem ser exercidas. Mais, do como a maioria acha que devem ser exercidas, incluindo os meus estimados amigos (sim, eu li-vos durante a ultima campanha...)

Meus caros, Eanes é o Presidente que voces NÃO gostariam de ter...