Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

- “Vovô! É para brincar? – Não! É mesmo a sério…”

Foi noticiado que a oferta de cheques superiores a 500 euros tem de ser declarada ao fisco e, inclusive, nos casos previstos, pagar 10% do seu valor. Estou preocupado, e muito!
Tenho uma netita que acabou de fazer três anos e passei-lhe um cheque para a sua conta-poupança. Nada de especial. O pior é que segundo a lei em vigor, a menina, apesar de estar isenta do pagamento, tem que preencher uma declaração chamada de “modelo 1 do imposto do selo”.
Hoje chamei-a e disse-lhe: - Mariana, faz o favor de ires lá baixo, às Finanças, e preencher o “modelo 1 do imposto do selo” da doação que te fiz na altura do aniversário. Ouviste? Olha que eu não quero chatices com aqueles senhores. O problema é teu!
A miúda, com um olhar meio esbugalhado face a tão solene e inesperada interpelação, perguntou-me: - Vovô! É para brincar? – Não! É mesmo a sério…

7 comentários:

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Caro Professor Massano Cardoso

Nem de propósito! A minha Mãe acaba de me telefonar perfeitamente estupefacta porque tinha ouvido na televisão a mesma notícia. E então lembrou-se de um cheque que tinha passado a uma das netas para ajudar na decoração do quarto porque a minha irmã mudou de casa.
Fiquei sem saber o que lhe dizer! Pareceu-me que estava a fazer uma grande confusão e disse-lhe que iria ver o que realmente se estava a passar. Mas onde é que o Governo quer chegar? Isto é uma coisa de doidos! Mas que motivações levam um Governo a avançar com uma medida deste género? Mas onde é que isto vai parar? Mais receita fiscal? Não seria preferível cobrarem um imposto sobre a generosidade? Ou até mesmo sobre os afectos?
As duas pequenas histórias tão cheias de laços afectivos e de solidariedade familiar será que poderão continuar a repetir-se?
Deve ser mesmo uma brincadeira!

Pinho Cardão disse...

Tão pequenina e as leis que temos vão fazer dela uma prevaricadora!...

SC disse...

Agora é que eu percebo a sabedoria nas palavras da minha avó, sempre que os mais novos começavam com graçolas, na bricadeira. Lá estão vocês com disparates!
Premonições?

Tonibler disse...

Este é o tipo de lei que comprova que o ministro das Finanças é um....(preencher com um insulto à escolha que já não tenho mais)

RuiVasco disse...

Coitada da Mariana!Que raio de avô ela escolheu! Bem...não escolheu, é verdade! Foi o que saiu na rifa!
Teve foi pouca sorte. Um avô que diz o que disse, que exige o que exigiu, a uma netita de 3 anos, é verdadeira violência sobre a criança!
Um avô destes está ao nível do Fisco. Caro prof Massano: permita-me mas vá já, de imediato pedir desculpa à Mariana! Pague o imposto de selo nº 1, ou lá o que é, e de castigo também o modelo 2 e o 3! A seguir vá à Igreja mais proxima confessar-se de tal pecado! Antes passe pelo quarto da Mariana e diga-lhe que estava a brincar...A caminho da confissão, entre numa farmácia e reforce o stock de Halibut!

SC disse...

Mas as leis são para cumprir!
E contorná-las é, ainda, uma forma de cumprimento!
Por isso, acabam-se os cheques. Só até 499€. A bondade é superior? divide-se! E volta a notita, é até mais saboroso!
E em géneros, não esquecer! É para a decoração do quarto? vai um cheque para o pedreiro e outro para a casa dos móveis!
Pró carrito é que é perigoso, obriga a registo de propriedade, e agora com os computadores é preciso ter cuidado! Mas há sempre a compra a prestações (leasing, ALD, etc)! cada uma é inferior a 500€ (eu disse carrito!).
Mais trabalhoso? mas estimula a imaginação. E como avós far-nos-há até bem. Não será Prof. Massano?

Clara Carneiro disse...

Ó Prof. Massano, eu se fosse sua neta..."rifava" o Avô!
Fazia 100 rifas a 5 euros cada.
Fazia, depoi, era um desconto...punha cada rifa a 4,99 euros!!!!!