Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Tubarões...

As declarações de alguns ministros começam a ser perturbantes, caso de Mariano Gago e a defesa do “bom exemplo” do PM para os jovens, o da Economia, Manuel Pinho, com as suas “explicações”, o das Obras Públicas da OTA com o seu discurso verdadeiramente desbragado, a da Educação, que com o ar mais angelical do mundo, pede a Deus e a todos os santos que o Charrua seja mesmo culpado (será que a Senhora acredita mesmo?), o da Presidência do Conselho de Ministros que considera as frases de alguns colegas como meros episódios, o da Saúde, que agora anda um pouco mais contido, mas não se sabe até quando, enfim, os senhores ministros andam mesmo stressados.
Sendo assim, têm que fazer algum tratamento de forma a que consigam aguentar até ao fim do mandato, se é que mereçam lá chegar!
No entanto, poderiam ensaiar uma nova receita que foi apresentada por uma empresa italiana para executivos: ficarem face a face com um tubarão verdadeiro! Claro que ficam protegidos dentro de uma gaiola apropriada de modo a não serem alvo daquelas bocarras.
Parece que esta técnica ajuda os executivos a “aumentar as suas possibilidades de desenvolvimento pessoal, com um reforço da capacidade de liderança e da possibilidade de ultrapassar limites”.
Para não terem de ir a Itália, podiam importar alguns tubarões, colocá-los no Oceanário, enfiar no mesmo os “escafrandistas” ministeriais e esperar...
Claro que há o risco dos tubarões entrarem em stress, mas isso é outro problema. Porque para tubarão, tubarão e meio...

6 comentários:

CHEVALIER DE PAS disse...

Bom parece que agora não são só os blogs que desaparecem, os comentários também! Reforço o meu pedido!
Caríssimo Sr. Prof. Massano Cardoso
Não querendo abusar da sua boa vontade, não podia esclarecer a seguinte duvidazita?
Como se chama o Juramento que todos os médicos fazem, e já agora, em que consiste esse juramento, o Povo agradece o esclarecimento.

Bartolomeu disse...

Adoro assuntos históricos... se o Caro Prof.M.C. me permitisse e o caro Cavaleiro concordasse, gostaria de colocar aqui o comentário que esclareceria o povo de Pas.

Massano Cardoso disse...

Juramento de Hipócrates

A Declaração de Genebra da Associação Médica Mundial - 1948, a mais antiga e conhecida de todas, tem sido utilizada em vários países na solenidade de recepção aos novos
A versão clássica em língua portuguesa tem a seguinte redacção:

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."

Virus disse...

Vocês não percebem mesmo nada de tubarões e água...

É claro que os tubarões NÃO entravam em stress. Sabem porquê?

Porque debaixo de água o som não se propaga (pelo menos não da mesma forma que cá por cima)! Isto significa que os tubarões não poderiam ouvir as barbaridades que por cá se dizem, logo não stressavam!

Quanto ás jaulas julgo ser desnecessário uma vez que os tubarões são relativamente selectos com a sua alimentação (sobretudo os de aquários) logo não comeriam qualquer coisa que por ali "aparecesse"...

Suzana Toscano disse...

Caro Prof. Massano Cardoso, o meu amigo agora quer obrigar os políticos a desportos radicais? A "área de recrutamento" começa a ficar perigosamente estreita...

Nunca tinha lido a Juramento de Hipócrates, de facto há coisas que deviam fazer parte da Cartilha Maternal, porque interessa tanto a médicos,que são só os que escolhem sê-lo, como a doentes, que somos virtualmente todos.

Anthrax disse...

Professor!

Com um juramento desses, os médicos, realmente não podem ser "a favor" nem do aborto, nem da eutanásia.

Pois, por acaso eu também nunca tinha lido tudo até ao fim...

Bolas! Afinal ser médico é mais "tramado" - em termos filosóficos - do que eu pensava. Então, como é que resolvem os "conflitos de interesse" entre médico-paciente e entre o vosso próprio "Eu"? Isso não deve ser fácil.