Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

“Coração sofre”!

Todos sabem que o ruído provoca incómodo e problemas de saúde, nomeadamente na audição.
A poluição sonora não tem sido levada muito a sério, comparativamente à poluição atmosférica, apesar das directivas comunitárias e da legislação nacional exigirem que sejam respeitados certos limites, quer a nível do ambiente do trabalho quer a nível geral.
Começam a surgir evidências de que os seus efeitos podem manifestar-se, também, noutros sectores da economia, nomeadamente a nível cardiovascular. A par da hipertensão, do colesterol elevado, da diabetes, da obesidade, do sedentarismo e do tabaco, principais factores de risco, associam-se a poluição atmosférica e, agora, o ruído. Ou seja, viver numa zona mais ruidosa aumenta o risco de sofrer de doença coronária, para não falar na irritabilidade e nas perturbações do sono. Muitos de nós até nem se apercebe de que está a ser agredido por uma atmosfera ruidosa, no seu dia a dia, mas está!
As cidades, sobretudo as que têm mais de 250.000 habitantes são obrigadas a ter uma carta de ruído, permitindo avaliar quais as zonas mais poluídas.
Mas não é preciso ser agredido por ruídos muito intensos, para termos problemas. De acordo com a OMS, uma exposição crónica de 50 decibéis(dB), correspondente ao barulho de tráfico ligeiro, é suficiente para aumentar o risco cardiovascular. Mas bastam 42 dB para provocar alterações do sono e 35 dB para provocar irritação. Neste último caso, corresponde ao som de um assobio!
Para contrariar esta situação, que é cada vez mais comum, são necessárias medidas que passem pelo controlo da circulação automóvel, uso de pneus de “baixo ruído”, pavimentação das ruas com tapetes de “baixo ruído” e evitar a existência dos buraquinhos das nossas estradas!
Deveria ser obrigatório a afixação dos mapas de ruído e de poluição atmosférica de cada cidade a fim do cidadão saber quais os riscos que corre se viver ou trabalhar nessa zona. Ao interiorizar estes conhecimentos, decerto não deixaria de exigir medidas adequadas aos responsáveis e alteraria também alguns dos seus hábitos que possam contribuir para um problema grave mas que tem sido, pelo menos até agora, praticamente, “ignorado”.
Obviamente que existem muitas outras fontes de ruído, caso dos intervalos publicitários, por exemplo, não contando com o ruído político que alguns fazem de tempos a tempos, quando gritam e esbracejam de uma forma muito particular. Neste último caso, não deve ser muito problemático, penso eu, porque é meramente transitório, mas, nunca se sabe...
Coração sofre!

4 comentários:

CHEVALIER DE PAS disse...

Sorry, Sr. Professor Massano

"ALIUD IN ORE, ALIUD IN CORDE"

Massano Cardoso disse...

O que descrevi não é "mentira". O coração acaba por "sentir" as consequências da obstrução das coronárias.
É pouco poético, confesso...
:)

just-in-time disse...

Meu caro Prof. Massano Cardoso

Perdoar-me-á, mas eu não desconsideraria o ruído político, como fenómeno de alguns que ocorrerá de tempos a tempos.
É verdade que cada um dos autores será transitório, mas o problema é que se vêm sucedendo com preocupante continuidade.
Vejo muito grito e bracejo.
Temo mesmo que a verdadeira política acabe por ficar, ela própria, geneticamente modificada por tempo não exclusivamente episódico.
Algumas declarações políticas que vamos ouvindo recentemente não são de molde a tranquilizar-nos. Parece que já estão afectadas por essas mutações.

Unknown disse...

Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperado e comecei a procurar fundos de todas as maneiras. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado