Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

No futebol, como na política e na vida!...


Começa hoje o Campeonato da 1ª Liga de Futebol.
Como desde há tempos imemoriais, o Benfica foi o campeão do defeso e da comunicação social.
Da noite para o dia, uma plêiade de astros que ainda mal despontaram no horizonte ou uma constelação de outros, desprovidos de qualquer luz noutras galáxias, tornam-se estrelas de intenso e universal brilho, logo que vestem a travestida camisola cor-de-rosa do Benfica.
Cobiçados, a peso de ouro, pelos grandes da Europa, chegam geralmente ao Benfica a custo zero, certamente magnetizados e atraídos pela mística da camisola.
Mas o Benfica não foi só campeão nacional do defeso. A avaliar pelos destaques das primeiras páginas, a superíssima equipa do Benfica é capaz de ganhar a Taça do Mundo todos os anos, a Champions League, de seis em seis meses, o Campeonato Nacional todos os trimestres, a Taça de Portugal todos os meses e a Taça da Liga todas as semanas!...
Assim hipnotizados, os apaniguados da águia não irão compreender, como nunca perceberam no passado, os reveses que por certo aparecerão, porque a realidade se sobrepõe ao sonho.
Pelo que a culpa estará inteirinha nos árbitros e a desculpa no sistema. E novos apitos terão que ser descobertos e investigados!...
Porque a ilusão dos destaques e as fotografias gigantes das primeiras páginas ainda não contam para as vitórias reais. No futebol, como na política e na vida!...

8 comentários:

Nuno Nasoni disse...

A ilustrar o tratamento dado no defeso, não há melhor exemplo do que o Kaz e o Edgar. Tratados como génios quando a comunicação social os dava como certos no Benfica, esquecidos quando assinaram pelo FCP...

Tonibler disse...

O destaque deve-se ao facto do Benfica ser o maior clube do mundo, confundir-se com a própria nação e representar a verdadeira essência do ser português. No fundo, tudo o que interessa no início de cada campeonato não é quem o vai ganhar, mas se o SL Benfica o vai ganhar e os portugueses dividem-se entre os Benfiquistas, aqueles que queriam ser benfiquistas e os anti-benfiquistas.

Os outros? Ah..., os adversários do Benfica ?!? Têm dois momentos de destaque todas as épocas, não se podem queixar. O dia em que vão à Luz e o dia em que são honrados com a visita do Sport Lisboa e Benfica.

Vitórias reais? Ah, esses eventos conjunturais em que se pode questionar durante um dia se o Sport Lisboa e Benfica é ou não a maior realidade desportiva da humanidade? Pois, isso não sei, mas há quem use fruta...

Tonibler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pinho Cardão disse...

Os outros? Ah..., os adversários do Benfica ?!? Têm dois momentos de destaque, diz o Caro Tonibler.
Eu diria mais um, aquele em que ganham o Campeonato, embora este seja a contra gosto da informação dominante. Apesar de tudo, lá põem um título, aí por metade dos que costumam dar às grandes vedetas que o Benfica contrata para logo dispensar!...

Torquato da Luz disse...

Tudo certo, caro Cardão.
Deixe-os falar e tome nota: o ano vai ser do leão. E esta, hein?!
Um abraço.

João Melo disse...

eu já não digo nada dr pc...este ano foram só trapalhadas ....mas também sei que todos os anos lá estou que nem um maluco a torcer pelo benfica..abraço

Rui Fonseca disse...

Caro PC,

Há tantos anos que já lhe perdi a conta, um jogador, Pérides, passou-se do Sporting para o Benfica sem me avisar.

Naquele tempo, eu, que comecei a saber o que era uma bola quando o Sporting ganhava a todos, era lagarto, mas não era fanático.

Para mim, o Sporting eram os seus jogadores, nada mais me identificava com o clube senão através deles. Havia as camisolas, mas eu achava as do Benfica com mais chama. O Porto, naquela altura, era um clube à espera do futuro.
Torcia pela Académica por razões de proximidade. De resto, rejubilava sempre com as vitórias dos mais pequenos sobre os maiores, exceptuando, o Sporting.

Até ao dia em que o Perides despiu a verde branca e vestiu a encarnada.
Fiquei confuso, a pensar que se o Perides se passara qualquer outro poderia fazer o mesmo. A equipa toda, por que não? Poderiam até, só para aumentar a minha baralhação, jogarem uma semana num lado e a outra no outro.

Li hoje no Público que 52% dos jogadores inscritos na Primeira Liga são estrangeiros, e no Sporting, se há algum português, é excepção.

Não tendo nada contra os jogadores ou outros estrangeiros a trabalhar em Portugal, confesso, no entanto, que a velocidade a que rodam os planteis me deixa cada vez mais desnorteado e incapaz de perceber o que é um clube, para além de uma empresa promotora de espectáculos de futebol. Continuo a gostar de ver o espectáculo, quando é bom, e fico satisfeito que ganhe o melhor. Se for o Sporting o melhor, tanto melhor.

Confusões que assaltam as mentes que se põem a pensar questões de fé, acho eu.

Pinho Cardão disse...

Faz bem, caro Menino Mau!...
Também tenho dois filhos nessa desesperada luta...
E enquanto não ganhavam para eles, até lhes pagava as quotas!...
E a minha mulher é do Sporting. Como vê, sou um verdadeiro democrata!...
Agora, aqui entre nós, caro Menino Mau, vou-lhe dar o conselho que muitas vezes dei aos meus filhos e eles não aceitaram: o meu amigo é muito novo e merece muitas alegrias desportivas. Mude-se de armas e bagagens para o grémio azul e branco e deixe-se dessa coisa da 2ª circular!...

Caro Rui:
De facto ,deixaria de ter piada "torcer" por um benfica chinês, por um sporting russo ou por um porto japonês!...
Lá chegaremos. Mas enquanto tal não acontece, cá nos vamos divertindo, eu com o bom futebol azul e branco, e tu com o futebolzito verde e branco!...