Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O 25 de abril e o servo da gleba!...

De manhã, estava eu descansado da vida a ler os jornais no terraço e a gozar o sol da primavera, quando a minha mulher me diz: olha que logo temos que plantar as cebolas!... Fiz que nem ouvi e embrenhei-me mais na leitura…
Ao fim da tarde, acabado um telefonema de alta política, que em meia hora deu solução para todos os problemas do PSD, esgueirava-me eu para uma bica e um passeio a pé na Praia Grande.
Para onde é que vais assim tão leve? Vamos mas é pôr as cebolas!...Leva a enxada, que eu levo as cebolas…
Amochei, e lá fui, enxada ao ombro, como mandam as regras!…
-Só tens que fazer os regos, que eu ponho as cebolas, diz-me ela
Claro que também tinha que tapá-los, aconchegando as plantas com terra.
A área de plantação já tinha uma pré-preparação, mas pareceu-me imensa.
Comecei a espaçar os regos, de modo a chegar ao fim mais depressa.
-Estás a deixar muito espaço entre os regos...
-Assim é que está bem. As cebolas precisam de espaços largos para crescer!…
-Mas eu até gosto mais de cebolas pequenas…
Amochei segunda vez e lá fiz regos mais pegadinhos uns aos outros...
Claro que sobrou muita terra.
E que vais fazer ao resto da terra?
-Não te preocupes, que tenho mais cebolo, para plantar amanhã!...
Terminada a jorna, arrumada a enxada, pensei como era bom ter ido ter ido às Manifestações do 25 de Abril!...
Sempre era trabalho menos pesado!...

13 comentários:

João Melo disse...

uuhmmm...cebolas plantadas pelo Dr Pinho Cardão?não devem ser indegestas!!

Bartolomeu disse...

Famigerado 25 de Abril, eu te renego... vê no que deram as tão desejadas liberdades, caro Dr. PC?
Claro... deram nisso mesmo, em ter de amochar, de se vergar à vontade indómita de uma mulher, que se julga, por direito, com direito à igualdade, com direito a exigir, com direito a escravizar, a fazer o seu "homem" amochar".
Atenção!!!~
Estou a brincar!!!~
Agora a sério; caro Dr. o meu amigo não agriculturiza com a ajuda de uma máquina? Um tractorzinho daqueles que vêm das terras dos arrozais? Olhe que nos prestam uma ajuda inestimável, Fala~lhe a experiência. Sim porque eu tambem amocho, ai não, é como jinjas! Quer dizer... já amochei mais... antes de ter comprado o tal tractor ajaponezado, que atrela fresa, charrua, abre-rêgos, tapa-rêgos, caixa de carga, arrancador de batatas, pulverizador, semeador.
Tem graça, a minha mulher tambem prefere as cebolas pequenas. Quando as comprava, era engraçado de ver as caras das vendedoras do mercado ao verem que ela "catava" as cebolas mais pequenas. Elas lá terão as suas razões que à nossa escapam.
Boa colheita caro Dr. PC.

Anónimo disse...

Caro Dr. Pinho Cardão, que rico feriado por aí, estou a ver. E pelos vistos amanhã há mais! Boa sorte são os meus desejos. Curiosamente ontem o DN publicou um artigo sobre as hortas urbanas que assenta como uma luva nas suas actividades do dia.

Quanto às cebolas pequenas, meus caros, é por uma razão simples. As cebolas pequenas são menos aguadas, mais consistentes e têm um sabor mais persistente!

Tonibler disse...

Meu caro, a terra a quem a trabalha...

nikonman disse...

Isso é que foi Reforma Agrária, caro Pinho Cardão.
Um abraço.

PA disse...

que seria de nós senão houvesse quem plantasse as cebolas ?

E no 4R também se plantam cebolas !!! Bravo !

touché, Dr. Pinho Cardão.

Ontem ouvia um discurso histórico do General Spínola, sobre a teoria da terra queimada.
What a "General" !!!!

e associei a teoria ao PSD.
Não seria melhor queimar a terra toda, para plantar de novo ?

É assim que faz, quando planta cebolas, Dr. PC ?

:-))))

PintoRibeiro disse...

As cebolas, ora bem...
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Um dia em cheio, Pinho Cardão.
Resolver o problema do PSD - e só com um telefonema! - é obra.
E ainda ter tempo para para o plantio do cebolo é admirável.
Daqui a uns tempos, crescida a solução do PSD ou as gordas cebolas, por uma ou outra hão-de chorar o meu Ex.mo Amigo e a Graça ;)

jotaC disse...

Bem, resolver o problema do PSD deve ter sido fácil, uma sacholada ali, outra acolá e está feito...
Agora difícil deve ter sido mesmo plantar as cebolas....
Até me apetece cantar: avante camarada, avante, junta a tua a nossa voz....
E como diz o tonibler, a terra a quem a trablha!
:)))

Rui Fonseca disse...

Plantar cebolas, meu Caro, é coisa fácil e até poética. Não indicia sujeição mas liberdade.

O que é difícil é descascá-las.
Embirro descascar cebolas. Isso sim, é submissão que faz chorar os mais tesos.

A propósito, como é que pensas que vai o PSD descascá-la? Sem lágrimas.

Pinho Cardão disse...

Liofilizadas e saborosas, caro J. Melo!...

Caro Bartolomeu:
O meu amigo fala como um agrário, um latifundiário, um grande lavrador de outros tempos!...
Eu sou um mero servo da gleba!...Aos servos da gleba ainda não chegou o capital intensivo.
Um servo da gleba tem que meter as mãos na terra e na enxada!...
Só assim ganha consciência de classe!...

Caro Zuricher:

Obrigado pela prestimosa informação técnica quanto ao binómio tamanho/qualidade do cebolório!...

Tonibler e Nikonman na mesma área ideológica?

Cara Pèzinhos:
Queimar a terra do PSD? Punha era muitos a desbravar terreno à enxada!...Todos os dias de todos os anos!...

Pinho Cardão disse...

Caro Pinto Ribeiro:
O meu amigo parece duvidar seriamente do meu plantio...

Caro Ferreira de Almeida:
O PSD já tem por lá chorões que baste, chorões sempre a implorar vagas de fundo, chorões sempre a pedir o apoio das bases,chorões para estarem sempre no galarim sem merecimento, chorões, de há 30 anos para cá, sempre chorões. Não se lhes atura já a choraminguice.
Não desistem e persistem.
Precisavam de ser corridos à tomatada!...

Caro Jotac:
Corridos à tomatada, disse eu?
À sacholada era mais efecaz, sem dúvida!...

Caro Rui:
Para além de enorme economista e gestor, estás um poeta de grande calibre!... Tarefa poética, plantar cebolas?
Quanto ao resto,a "mão invisível" vai acabar por resolver o problema!...
Como quase sempre, aliás!...

Tavares Moreira disse...

Caro Pinho Cardão,um alvitre:

Com cebolas Cardão, felizes e unidos os PSD viverão!
Cebolas Cardão - para o PSD está encontrada a solução?
Estou a antever M. F. Leite, em plena campanha, com uma trança de cebolas Cardão suspensa em seus ombros, saudando os militantes que a aplaudem e lhe pedem mais cebolas!