Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

3ª senha


A terceira senha foi um êxito, estou a ficar mesmo muito entusiasmada com esta novidade do ginásio. Em primeiro lugar, graças à minha persistência no cumprimento dos planos de actividade, tive direito a um presente que muito contribuiu para o sucesso de hoje. Recebi uma pranchinha fantástica que é destinada a apoiar os treinos de natação, é um descanso porque assim só é preciso pensar num braço de cada vez e podemos também gerir a respiração, já consigo espaçar duas braçadas-uma-respiração, um verdadeiro progresso em relação à marca anterior em que nem sequer chegava a haver contagem. Este treino intensivo deu-me até a confiança de desafiar o meu mentor para uma bela corrida a nadar, só ida, pois claro, mas mesmo assim já foi um acto de coragem. Escusado será dizer que ganhei, por isso mesmo o relato aqui, mas essa esforçada vitória valeu-me um responso, a que não consegui responder por estar extenuada, responso esse que consistiu em explicar-me que se deve nadar compassadamente e não à pressa, assim não te aguentas nem cinco minutos, apesar de estar praticamente knockout ainda ouvi qualquer coisa sobre o facto de as mulheres terem mais facilidade em nadar na piscina não sei porque bulas da natureza mas enfim, não era ocasião para arrogâncias da minha parte porque apesar de ter ganho a corrida (só ida) ainda preciso de apoio técnico para vencer o próximo desafio que será na 5ª senha (a 4ª será só para treino intensivo com a pranchinha) e que já abarcará uma ida-e-volta.
Tudo isto fez com que hoje tivesse estado quarenta minutos (40!) dentro de água e só tivesse cedido às cadeirinhas para um mísero quarto de hora de sol e repouso. Ok, ia omitir um pormenor mas o desporto implica honestidade e aqui estou humildemente a contar que uma parte desses gloriosos 40 minutos foram dedicados a dar um uso inovador à tal pranchinha, pois não é que dá uma bela almofada? Depois da estafante corrida (só ida) já não havia braços que aguentassem mais movimentos e a volta de regresso parecia-me gravemente comprometida. Foi então que tive a luminosa ideia de acomodar a pranchinha debaixo da cabeça e deixar-me deslizar sem pressas ao sabor da brisa, já a aproveitar o sol que entretanto despontou no horizonte. Foi por isso que dispensei uns preciosos minutos nas cadeiras mas, bem vistas as coisas, posso averbar como um progresso porque não saí da água.
Dei-me mesmo ao luxo de deitar um olhar reprovador a duas senhoras que chegaram à piscina depois de mim e que já estavam a bronzear-se nas cadeiras muito antes de eu ter ocupado o lugarzinho já marcado com a minha toalha… Já começo a entender algumas conversas de amigas sobre as maravilhas do desporto!

8 comentários:

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Suzana
Se com a 5ª senha atinge a marca de uma ida-e-volta, então pelas minhas contas (de multiplicar) com a 20ª senha vai conseguir a belíssima marca de quatro idas-e-voltas. Também pelas minhas contas, se a piscina tiver 25 metros, então serão 200 metros. Nada mau! E depois é só comprar mais uma série de 20 senhas porque vai fazer inveja a muita gente!

Pinho Cardão disse...

Pranchinha?
A mim, pareceu-me uma autêntica mini-burka!...
Mau, mau, cara Suzana, não estou a gostar nada disto...
Natação com burka? Mesmo azul e branca?

Catarina disse...

Uma burka?! Ahahah! E azul?! Só o caro Pinho Cardão para fazer esse reparo!
Estou a acompanhar de perto – uma força de expressão apenas, pois estou bem longe – o seu progresso, cara Suzana, e estou a gostar do que leio. Muito bem! Isso é que é determinação e assertivismo! : )

José Meireles Graça disse...

E música? Os ginásios costumam ter um música infernal, debitada ainda por cima altíssimo, como começou a ser uso aí há uns 20 anos. Já deixei dois ginásios por causa disso, os outros frequentadores começavam a olhar de esguelha para o pedante que reclama das musiquetas e aprecia silêncio.

Bartolomeu disse...

A burka... perdão, a pranchinha, tem uma grande utilidade, para além de conferir uma sensação de segurança à nadadora, serve essencialmente para a ajudar a sincronizar as braçadas com o movimento da cabeça e consequentemente, a respiração. Mas atenção... a execução de todos os estilos, exige ainda a sincronização com os batimentos de pés. Por isso, em minha opinião, o uso da burka, não se deve prolongar para além do estritamente necessário, ou seja, até os movimentos das braçadas estarem sincronizados com a respiração.

Suzana Toscano disse...

Vejo que estou entre peritos, a Margarida com essa matemática implacável a marcar o ritmo do progresso obriga-me a voltar lá amanhã antes que o fôlego se vá e o caro bartolomeu, conhecedor da pranchinha e dos seus efeitos disciplinadores, mas vai ver que tudo se organizará em boa forma e quando puder usar umas barbatanas que já vi num vizinho de piscina :)a menos que me nasçam umas, com tanta imersão. CAro Pinho Cardão, ainda bem que a minha prancha não é igual a esta, isto foi só para ilustrar e foi logo o azar de dar com uma azul e a lembrar uma burka, é caso para dizer que um mal nunca vem só, mas felizmente não terei que a trocar porque a minha é amarela e preta, muito aerodinâmica, cheia de estilo!
Catarina, pois não tenho outro remédio, não posso deixar os posts por aqui, é uma questão de honra, depois dos estímulos que tenho recebido até me levanto de madrugada sem resmungar.
Caro JMG não sei que lhe diga, estou sempre debaixo de água ou a tentar sobreviver, nem reparei se há música mas creio que não, pelo menos quando estou na deliciosa parte dos banhos de sol não dei por isso, amanhã já vou confirmar.

José Maria Brandão de Brito disse...

Cara Suzana,
Perdoe-me destoar, mas eu não sei se não gostava mais dos posts antigos em que punha em causa essas apregoadas maravilhas do desporto "em série". Eu sei que faz bem e estou contente por a Suzana estar contente, mas a mim fazia-me mais sentido o discurso anterior.

Suzana Toscano disse...

Eu também ainda estou baralhada, caro José Maria, vamos ver para que lado me vou afirmar :)