Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

Ai, este calor!


Está bem, pronto, rendo-me. E eu a pensar que depois dos 50 já não se mudava de ideias assim do pé para a mão e eis que me confronto com uma decisão que de uma penada põe em causa as minhas firmes convicções. Decisão livre e consciente, devo sublinhar, o que só agrava o teor da decisão, apesar de ter sido algo persuadida à custa de muitas descrições fantásticas que repeliam os meus velhos argumentos de que o bem estar físico implica conforto e não desperdício de energias. Só a simples ideia de me levantar de madrugada, pegar no saco arranjado de véspera e ir enfiar-me cheia de mau humor num ginásio a par de outras tantas criaturas fixadas no contador de ritmo de abate de calorias, a correr desesperadas num tapete que não sai do sítio ou sentadas numa bicicleta colada ao chão, não, isso é que nunca! Pois bem, deve ser do calor, admito cobardemente que deve ser do calor, nunca se sabe o que é que o calor consegue fazer a uma mente determinada, mas o facto é que comecei a ir de madrugada ao clube (chamam-lhe health, vamos lá a ver se não me mata), decisão que tomei depois de uma noite de insónia atormentada, é um facto, não estava no pleno gozo das minhas faculdades, e tanto que não estava que cedi a comprar não uma, não duas, mas uma série de VINTE, vinte entradas, é um facto que se fosse dez era mais caro, mas mesmo assim foi ousadia, agora tenho que as gastar antes que me arrependa. Tudo isto porque o engodo foi começar pela piscina, uma bela piscina inteirinha só para dois maduros que se lembram de ir lá pela fresca a gabar a beleza do sol a nascer…Pudera, havia de lá estar muita gente, não estava, e isso é um estímulo, porque assim ninguém viu os meus esforços desesperados para nadar duas piscinas, uma para lá, toda lampeira, e outra para cá, quase a afogar-me de cansaço. Está visto que me faz falta aprender a nadar melhor, seguem-se portanto as aulas de natação mas como só há em Setembro, lá terei que consumir as senhas de entrada até lá e desembrulhar-me sozinha. Na segunda vez já fiquei mais entusiasmada porque prudentemente intercalei cada ida e volta com um descanso naquelas belas cadeiras ali mesmo viradas ao sol, e depois acabei por ficar só nas cadeiras, uma beleza, devo confessar, ver os atletas com caderneta completa há vários anos a nadar que nem flechas e eu ali a descongelar ao sol, quero lá saber se a água está morna, àquela hora qualquer piscina é um gelo.
Tudo isto para contar que agora já vou ao ginásio, mesmo que aproveite sobretudo as cadeiras ao sol, até já posso conversar sobre isso com as minhas amigas, todas fiéis ao pilates e a outros métodos desesperados de se manterem em forma, ia agora mesmo garantir que não passo da piscina e é só enquanto for Verão a sério, mas depois desta cedência não digo nada, um dia destas ainda me converto ao programa completo e vou ter que ouvir aqueles risinhos de troça a dizer “vês? Eu bem te dizia, toda a gente vai ao ginásio”. Este calor dá cabo das pessoas.

12 comentários:

Pinho Cardão disse...

Vamos lá ver se percebo: a Suzana comprou 20 entradas para o ginásio, para ir para a piscina, para não ir nadar, que cansa, para ir deitar-se na espreguiçadeira, para conversar com as amigas.
Deixando os passos justificativos intermédios, percebi que a Suzana comprou 20 entradas para o ginásio para conversar com as amigas.
A avaliar pelo custo das conversas, assuntos sem dúvida importantes e decisivos...
Nós, por cá, exigimos 20 textos, com o relato fiel de cada conversa!...

Suzana Toscano disse...

Não, não, caro Pinho Cardão, percebeu mal. Comprei vinte entradas para o ginásio mas só vou à piscina. Na piscina vou treinar-me a nadar mas devagarinho, para não me esfalfar, além disso quem é que acredita que eu vou à pscina se não aparecer bronzeada? Daí o sol, enquanto recupero o fôlego. As amigas é depois,ao almoço para recuperar as calorias desperdiçadas, que àquela hora da manhã não se vê vivalma :)

Catarina disse...

Ahahah! Cara Suzana, só a Suzana para me fazer rir neste momento. Foi do calor! Ai, foi, foi. Mas foi uma decisão bem tomada. Vai ver. Também eu decidi, ontem, (ao fim de mais de uma dezena de anos) ir a um centro comunitário conceituado aqui do burgo, a menos de 10 minutos de carro, para umas braçadas! Decidi que depois de uma gastronomia francesa durante umas semanas necessitava de fazer algo desesperadamente. Só que foi numa hora em que era “familiar”, muita garotada que me impediria de me concentrar! Tem a olímpica, mas preferia a outra por uma questão de orgulho, digamos assim. É que na olímpica teria que provar que seria capaz de fazer duas piscinas sem parar e eu achei que não devia provar coisíssima nenhuma! : ) Fui hoje de novo.
Pois é, por vezes, acabamos por fazer algo que levámos anos a dizer “não”. Vai ver que ainda ficará em forma ao ponto de se candidatar para uma competição entre amigas. Que essas entradas todas dêem os resultados desejados. : )

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Suzana
Há que começar por algum lado. Vai ver que as primeiras 20 vezes é que são mais cansativas. Depois via ver que já não vai conseguir passar sem a ida à piscina e depois vêm o ginásio, as máquinas, as aulas de dança ou de alongamentos, seja lá o que for. E vai ver que depois não vai haver tempo para conversas com as amigas, a não ser depois de cumprida a missão. Porque vai ver que o exercício físico faz bem ao corpo e à alma e depois torna-se indispensável e insubstituível. Quando falha é o cabo dos trabalhos porque depois parece que tudo corre mal, é porque falta qualquer coisa. É mesmo assim.
Eu estou há duas semanas à espera que acabem com os trabalhos de conservação da piscina - todos os anos em Agosto retiram a água, limpam e mais não sei bem o quê e voltam a encher - para regressar à minha natação que tanta falta me está a fazer. E normalmente vou logo nos primeiros dias em que a água está novinha em folha. É uma leveza, uma beleza!

Catarina disse...

Apenas a título de curiosidade. Não é a primeira vez que numa altura em que mais necessito de uma boa dose de endorfinas, leio uma crónica da Suzana e aí estão, em cadeia, uma série de gargalhadas que resultam! : )

Bartolomeu disse...

;))))
Muito boa estória e, muito bons descorrimentos acerca dela!
A mim, recordou-me a fábula da lebre e da tartaruga. Talvez a nossa estimada autora se tenha recordado também, pois logo à primeira vez, tentou ser a lebre, mas rápidamente percebeu que é a tartaruga que com a sua persistência, alcança o objectivo.
Mas não se apoquente, vai ver, passo a passo, adquire rápidamente a "estaleca" para começar a fazer 2 piscinas sem parar, depois 4 e quem sabe, ainda a vamos aplaudir, quando subir ao 1º lugar do podium em 2012, em Londres, envergando as cores nacionais.
Não me devia atrever mas, não resisto. Aconselho-a, cara Drª, a não ceder às tentativas das amigas e acabar por "aderir" às passadeiras e às biclas. A natação é uma forma muito mais saudável e completa de tonificar os músculos e queimar calorias, para além de que, lhe permite, sem prejuízo, para descançar e recomeçar, sempre que desejar. Depois... bem, depois, sempre que fôr à praia e entrar no mar, vai fazer um figuráço. É! Existe uma diferença enorme entre a performance que se obtem na água salgada do mar e na água doce da piscina. Vai ver... quando depois de conseguir fazer 4 piscinas seguidas, e entrar no mar... vai sentir-se uma perfeita e maravilhosa sereia!

Pinho Cardão disse...

Cara Suzana:
Depois da explicação, percebi direitinho.
Por causa do calor, a Suzana decidiu ir às espreguiçadeiras, que ficam na piscina, que fica no ginásio, para descansar e poder falar vinte dias com as amigas ao almoço. Caras amigas, que compreendo justificarem a compra de vinte senhas de entrada nas espreguiçdeiras, mas também amigas caras. Mas isso só denota generosidade, que a amizade não tem preço...

Bartolomeu disse...

;)))
Caro Dr. Pinho Cardão, afinal... parece que não ha só almoços grátis...
;)))

jotaC disse...

Cara Dra. Suzana, os meus parabéns… é uma vencedora! :)
Já fez o principal, pagou o ingresso, agora há que justificar o investimento! Não faça como aquelas pessoas que compram o passe do autocarro para pouparem uns trocos, e depois continuam a usar carro próprio…
Muito sinceramente, registo com agrado o facto de ter decidido ir até ao ginásio, mesmo começando pelo equipamento mais apelativo, a espreguiçadeira!..
Força! Ainda um dia a vou ter na passadeira ao lado a fazer 5 kms, em 30 minutos!

Tavares Moreira disse...

Cara Suzana,

Se a conheço bem, direi que não tarda muito - antes mesmo da 20ª senha gasta - está a fazer os 100 metros livres em menos de 1 minuto!

Suzana Toscano disse...

Caros amigos, salvo o Pinho Cardão - que manifesta incompreensíveis reservas quanto aos meus propósitos só porque inclui umas conversas animadas com as amigas nos benefícios da minha decisão histórica - isto é o que se chama meterem-me em brios :) Cá darei conta dos meus progressos, se ainda conaseguir mexer os bracitos depois do treino! Muitoo brigaga pelo apoio e estímulo, terão lugar de convidados de honra nas olimpiadas dedicadas à 3ª idade daqui a vinte anos (um por senha, não é mau).

Suzana Toscano disse...

...as gralhas já são do sono por causa das madrugadas...