Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

“DÃO-SE ABRAÇOS”

Num destes fins-de-semana fomos de visita ao Alentejo, que o gostamos de ver, assim, numa imensidão de verde. A manhã, muito fria, foi dedicada a revisitar Évora, cidade onde sempre nos sentimos bem e onde há sempre algo que surpreende por entre as vetustas vielas. À saída do parqueamento estava montada uma tenda de Natal que apelava ao apoio a uma instituição de jovens desprotegidos. Nada de mais atendendo à época propícia aos apelos à solidariedade. A não ser o frenesim de uma data de miúdas e miúdos entusiasmados com a iniciativa, acompanhados de pais e professores. Entrámos na tenda, e eis que se me atira literalmente para o colo um dos miúdos que de sorriso aberto me diz “Toma lá um abraço! É de graça!”. E vai de se unir num abraço muito apertado. Só então nos apercebemos que esse era o produto que ali mais se distribuía: abraços, apertados e de borla. Outros miúdos, cá fora, paravam o trânsito de peões e de alguns automobilistas numa enorme e alegre azáfama de abraços, exibindo cartazes onde se lia, letras gordas, “DÃO-SE ABRAÇOS”.

Aqueles miúdos aprenderam que Natal não é só comprar, é também e sobretudo partilhar o que temos de mais precioso e que muitas vezes nada custa. Alguns dos que receberam o calor do abraço tê-lo-ão sentido também.

Por aqui, neste Natal, a todos os que nos visitam, comentam e animam este espaço, um afectuoso abraço.

7 comentários:

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

José Mário
Amor e amizade também se podem embrulhar, embelezar, oferecer e partilhar. É a melhor prenda que se pode receber, no Natal e em cada dia do Ano.

Massano Cardoso disse...

E eu já o senti...
O meu abraço a todos.

Bartolomeu disse...

Esta tarde, estive a ler umas "coisas" que para ali tinha, do Saramago. Lá pelo meio, reli uma frase de que já nem me recordava. Dizia ele, em jeito de pergunta: Que direito tenho de me chamar a mim próprio eu e de o negar ao outro que é igual a mim?
Faço os mais sinceros votos, que esses putos de Évora tenham eles tambem aprendido que um abraço, é, quem sabe o sinal mais antigo de igualdade e de fraternidade.
Recebei, meus amigos autores e comentadores, deste que muito vos estima, um forte e fraterno abraço!

Catarina disse...

De certo que o afectuoso abraço me é extensivo... aqui estou para o aceitar e retribuir com a mesma afectuosidade!

Tiago Barbosa disse...

Esta campanha está divulgada mundialmente, e tem tido uma aceitação imensa, o que diz muito na carência afectiva e da solidão de muitas pessoas. Vale a pena ver: http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4

Bem hajam,

Tiago

Anónimo disse...

Obrigado Tiago pela partilha. Um abraço.

Suzana Toscano disse...

Um grande abraço também daqui, a contribuir para este "cordão 4republicano"! E que da discussão nasça a luz ou, pelo menos que não se perca este nosso gosto de trocar opiniões e ir tecendo laços, afinal o mais importante!