Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hoje é o dia da minha Cidade...


...uma cidade daquele interior que só é lembrado quando há eleições ou quando acontece uma desgraça, que há muito não sabe o que é viver sem crise mas encontra na tradição e nos costumes a força para continuar viva. Por isso a sua romaria é a Romaria de Portugal, do Portugal que resiste com alegria, apesar de tudo.

7 comentários:

Pinho Cardão disse...

Grande romaria, a da Srª dos Remédios. Obviamenente, em Lamego. Terra que encontra também na tradição e nos costumes a força para continuar viva. E digo também, porque Lamego não é só passado, é presente bem vivo. Difícil, mas vivo e actuante. E uma cidade com passado e presente tem futuro. Tem muito para o ter: a força denodada das suas gentes, a paisagem forte, mas convidativa, os vinhedos, o Douro, o turismo paisagístico, temático e histórico que há-de levantar a região. Já se vêem sinais evidentes. Sempre gostei de Lamego e sempre senti como minha essa portentosa romaria da Srª dos Remédios, a romaria das noites ao relento, a alegre romaria de ricos e pobres, a romaria da esperança da cura e da chegada de melhores dias. Uma romaria da alma nacional. Era essa a romaria de que me lembro.

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Ao olharmos para o nosso Portugal, o verdadeiro Portugal, não podemos desanimar. Grande romaria a da Senhora dos Remédios. Parabéns a Lamego e às suas gentes.

Bartolomeu disse...

Com a devida vénia, faço minhas as palavras do caro Dr. Pinho Cardão, acrescentando somente aos predicados enumerados, os belíssimos manjares e os excelentes espumantes da região.
E Viva Lamego e as suas Gentes!!!

Anónimo disse...

Vejo que os meus Amigos, das muitas qualidades que reconheço, têm uma que sobressai - o bom gosto :)
A romaria que o Pinho Cardão se lembra é ainda e felizmente a romaria de hoje. Porventura com alguma alteração na forma de celebrar, outras cores, outros odores (esta mudança a bem da saúde pública), mas sempre a mesma alegria. Eram e são assim as festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios que ontem como hoje continuam a atrair quem no ano seguinte não deixa de voltar. E sim, apesar de todas as dificuldades, acredito que Lamego como muitas pequenas comunidades têm futuro.

Suzana Toscano disse...

Muitos parabéns a Lamego, que os anos vindouros lhe mantenham a alegria e lhe tragam a prosperidade que parece fugir no nosso horizonte, apesar do trabalho e das esperanças de tantos!

JotaC disse...

Só de olhar para a foto identifiquei de imedaito A Sra. dos Remédios, memória viva da minha infãncia! Parabéns a Lamego e um abraço fraterno a toda a sua gente...

JotaC disse...

ups! ..."infância"