Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O dia que hoje existe

Um amigo que vai partir para a Colômbia ofereceu-me este Natal uma colectânea de poemas “Um País que sonha – cem anos de poesia colombiana”, publicada pela Assírio e Alvim. Estamos a habituar-nos aos que partem , aos que chegam por uns dias que mal dão para matar saudades, estamos a habituar-nos a deixar de ser parte da vida deles, tentamos contar-lhes como ficámos, trazê-los de novo ao nosso quotidiano, mas foge-lhes o olhar, distrai-se a atenção, há que tecer novos fios, encontrar amarras, eles que fiquem partindo, eles que nos levem deixando-nos. Todos os dias muda o ano, que se esgota para trazer outro, o tempo atrás do tempo e nós atrás dele, tenho saudades, diz-me um cartão, ainda bem que temos as saudades para nos encher o novo ano, vamos guardá-las connosco, prolongando os afectos, é sinal de que um dia gostámos e voltaremos a gostar, ainda e sempre, assim se alargue a nossa alma, ano após ano, ausências e presenças a encher-nos os dias.

O dia que hoje existe

Viva e triunfante
a lua ergue-se
sobre a vastidão destes campos.
Sopra o vento e passa
e o seu canto traz-me à memória
a imagem de um melro,
outra lembrança não faz falta.
Pergunto-me se voltará
a ave ao jardim,
à árvora que foi sua.
Mas se duvida e não o sabe
ou se o seu voo prefere
o ar profundo de outro astro,
não importa;
a alegria que me produziu a sua presença
tem e terá sempre o seu próprio,
incessante, intenso resplendor:
toda a luz e a luz do dia.

Álvaro Rodriguez Torres
(in Um País que sonha cem anos de poesia colombiana)

Um Feliz ano de 2013!



4 comentários:

Margarida Corrêa de Aguiar disse...

Suzana
A amizade é intemporal, nunca se esquece e tantas vezes se reforça na distância do tempo e do espaço.
Feliz Ano de 2013, cheio de saúde e amizade!

Catarina disse...

Feliz Ano Novo, cara Suzana.

Anónimo disse...

Lindo poema. É bom começar um novo ciclo com poesia. Feliz 2013, Suzana.

Do you need Finance disse...

Emergency Cash Loans Hello Everybody, My name is Mrs. Phyllis Sue South. I live in UK London and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $350,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 2 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $350,000.00 U.S. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs. Phyllis Sue South that refer you to him. contact Dr. James Eric via email: financialserviceoffer876@gmail.com Whats-App +918929509036